Evangelho do Reino de Jesus Cristo

"E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim." Mt 24:14

P 2 – O Evangelho do Reino… Qual é a Boa Nova?

“…Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus”

Mateus 4:17

>>>É possível chegar ao Reino dos Céus. O caminho dos Céus já está aberto e está entre nós.

>>>Esta é a “Boa Nova”, o Evangelho, a Notícia de Deus para a toda a humanidade!

>>>Muito se prega sobre religião e cristianismo mas, em uma época em que o bem espiritual é confundido com o bem material, o Evangelho foi adaptado à expectativa terrena dos homens, fazendo com que cada um se volte para seus anseios e paixões particulares, enfraquecendo assim o poder da mensagem que Salva e, conseqüentemente, enfraquecendo a unidade do verdadeiro Corpo de Deus, a verdadeira Igreja de Cristo na Terra. (I Co 12:4-13)

>>>No entanto, a mensagem de Salvação que custou a vida de Jesus Cristo para que se cumprisse – culminada na sua ressurreição ao 3º dia e na Aspersão do Espírito Santo que foi derramado em Pentecostes -, esta mensagem é:

“É chegado a vós o Reino dos Céus”

(Lc 10:9, Mt 12:28)

>>>Esta é a Boa Nova do Reino que Ele pregou, e que  seu mensageiro João Batista pré-anunciou.

>>>É preciso entender, antes de tudo, que esta mensagem de Deus para nós é, ainda hoje, literal e presente. O Reino dos Céus foi trazido pelo Cristo (O Ungido), e está entre nós também hoje, enquanto ainda houverem os dias do Filho do homem abertos à humanidade.

>>>Pois sobre Reino de Deus, quando foi questionado, Jesus  disse:

“E, perguntado pelos fariseus sobre quando havia de vir o Reino de Deus, respondeu-lhes e disse: O Reino de Deus não vem com aparência exterior. Nem dirão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali; porque eis que o Reino de Deus está entre vós. E disse aos discípulos: Dias virão em que desejareis ver um dos dias do filho do homem e não o vereis.” (Lucas 17:20)

[Notem: “está” (tempo presente) “entre vós” (≠ de “em vós”)]

E de novo:

“Ora ninguém subiu ao céu senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu.”(João 3:13)

[Novamente diz: “que está no céu” (no tempo presente). Jesus está ali, conversando com Nicodemos, e ao mesmo  tempo diz que está no céu. Como?]

E quanto aquela geração:

“E em verdade vos digo que, dos que aqui estão, alguns há que não provarão a morte até que vejam o Reino de Deus.” (Lucas 9:27)

>>>Estas passagens mostram Jesus dizendo que o Reino está entre aqueles  que O estão ouvindo.  Porém, notem que está sendo dito que está “entre eles” e não ainda “neles”, mas  apenas no meio deles. Isso porque eles ainda não participavam deste Reino, apesar da promessa ser para eles: “É chegado à vós o Reino dos Céus” (Lc 10:9, Mt 12:28)

>>>Pois naquele período, antes da cruz, o Reino dos Céus estava somente em Jesus, e ainda não havia sido aberto aos outros, porque  ainda  o sacrifício não havia sido feito para que fosse dada a  Promessa: o Espírito Santo (que veio em Pentecostes – Atos 2)

“E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba. 38 Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre. 39 E isto disse ele do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado.” João 7:37

>>>Porém o Seu Reino logo estaria para toda aquela geração também, e se extenderia  até nós hoje ( formando uma só geração: a “geração do Filho do Homem”,  que participa do seu Dia, do seu Descanso (Hb. 4))

“Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós” (João 14:20)

>>>E esssa promessa se concretizou quando quando foi derramado seu Espírito Santo sobre toda  a carne, e recebido por aqueles que Nele creram. Pois é no Espírito Santo de Deus  que está o Reino dos Céus, a “Casa” , o Reino que passou a  se extender sobre todos os pecadores  que se arrependem dos seus pecados e clamam pela misericórdia  e remissão de Jesus Cristo, por Nele crerem.

>>>Sua presença é manifesta em todo Reino, e não há nada lá que seja sem vida. Antes, tudo é vivo porque a Vida transborda em tudo o que  Nela habita.  A perfeição mais sublime é em tudo presente, porque tudo o que permanece no Reino está dentro Dele. O Reino é o Seu próprio Espírito, o Espírito Santo, porque o que sustenta o Reino é a presença plena do Rei nele, pois é em Deus que toda a plenitude habita.

>>>É por isso que se diz:

“Mas, se eu expulso os demônios pelo Espírito de Deus, logo é chegado a vós o reino de Deus.” (Mt 12:28)

(Veja como o Senhor Jesus equivale o Espírito de Deus com o Reino de Deus: “O Espírito” = “O Reino”)

E de novo: “Porque por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito.” (Efésios 2:18)

E outra vez: “Mas segundo a sua misericórdia, nos salvou mediante o lavar da regeneração e renovação pelo Espírito Santo, que ele derramou abundantemente sobre nós por Jesus Cristo, nosso Salvador” (Tito 3:5)

>>>Não estamos falando aqui de manifestação de dons do Espírito, mas Daquele que é Pleno e que não é daqui (deste mundo), mas está aqui conosco, como manifestação já Daquilo que logo será em plenitude. (“um penhor”, penhor do Espírito, penhor do Reino).

>>>O Reino dos Céus está entre nós, hoje, agora, porque o Espírito Santo de Deus está ainda entre nós, pois foi derramado após cumprimento da Justiça Total executada na Cruz, por meio de Cristo Jesus.

>>>Está derramado sobre toda carne. Temos acesso direto ao Deus Pai Todo-Poderoso por meio Dele, pois o Reino dos Céus está em Deus, no Espírito,  e o Pai, o Filho e o Espírito Santo são Um:


Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um” (1ª Jo 5:7)

“No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus e a Palavra era Deus” …”e a Palavra se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e Verdade” (João 1)

>>>Desde que o Espírito Santo foi derramado na terra em Pentecostes (Atos 2), ou seja, 49 dias após a Ressurreição do Filho de Deus (na festa de Pentecostes), somos chamados para sermos feitos parte de Deus, recebendo sua presença literal dentro de nós, presença da sua própria Pessoa em nós: criaturas edificadas templos para Deus, a fim de que sejamos habitados por Ele ao reconhecermos seu Filho Jesus como Senhor nosso e Deus nosso.

>>>Passando assim da condição de simples criaturas humanas para sermos feitos filhos…

“Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; 13 Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.” (João 1:12-13)

>>>Como quando herdamos pelo sangue a genética de nossos pais naturais quando nascemos, assim também agora, uma vez gerados filhos no Filho Unigênito de Deus, herdamos a mesma genética do Pai Altíssimo, dando-nos da sua própria essência: o seu Espírito em nós (João 3:6).

>>>Portanto, aos que sinceramente buscam a Deus, saibam deste plano maravilhoso do Deus vivo, concretizado em seu Filho Unigênito Jesus Cristo, no qual unicamente há acesso ao Reino de Deus, e que tudo que ficar do lado de fora deste Reino, rejeitando-o, será levado a Juízo e aniquilado para longe da sua Salvação.

>>>Assim temos acesso a Deus ao nos transformarmos em parte Dele: transformados de alma vivente em espírito vivificante:

“Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante. Mas não é primeiro o espiritual, senão o natural; depois o espiritual. O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem, o Senhor, é do céu.”  I Co 15:45
.

>>>À tal maravilha, manifesta a Criação somente em Jesus Cristo, nos é dada alcançá-la. Alcançamo-la pois pelo arrependimento de todos nossos pecados, de tudo o que somos enquanto criaturas cheias de desejos e anseios egoístas, clamando misericórdia à Jesus Cristo, pedindo-lhe compaixão e se entregando de coração à Ele.

>>>Não podemos receber o Reino sem crer e nos quebrar diante de tamanho amor e justiça demonstrados na sua cruz e na sua Ressurreição. Porque em nós nada temos que mereça ser parte Dele.

>>>Saibamos então: O Espírito Santo de Deus está no meio de nós, para que aquele que reconhecer Jesus Cristo como seu Senhor, receba sua Presença dentro de si, passando a ser então parte do Deus Vivo já aqui nesta terra (um penhor – II Co 1:21), pois somos edificados Casa espiritual para habitação de Deus:

Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo.” I Pe 2:4

Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus  habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o  templo de Deus, que sois vós, é santo” (1 Co 3:16-17)

>>>E tendo o seu Reino em nós, portais vivos dos mais altos céus – Salmo 24:7, esforcemos para conhecer sua Palavra, e assim também manifestar Sua autoridade em nós, já dada ao receber o Filho, porém não conhecida. Buscando saber assim cada vez mais a altura, a largura e a profundidade da herança de que tomamos posse:

Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória.Quem é este Rei da Glória? O SENHOR forte e poderoso, o SENHOR poderoso na guerra.”

>>>Está em nosso livre-arbítrio amar ao seu Filho Jesus e recebê-lo como nosso Senhor ou vivermos por nossas próprias convicções, mantendo a ira justa de Deus sobre nossas cabeças pelos nossos pecados. Misericórdia e Graça ou auto-justificação diante de Deus?

>>>Somos nós que escolhemos como estamos nos apresentando à Ele, sabendo que ninguém, nem nada que foi criado se justifica diante Daquele que Tudo criou com o simples poder da sua Palavra.

( + sobre este assunto, ver também: “Naquele dia o mais fraco será como Davi, e a casa de Davi como Deus!”)

Por Alan D Z Maia – almzm@hotmail.com

Anúncios

Sobre Alan De Zoppa Maia

Missionário e servo de Jesus Cristo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 21 de outubro de 2008 por em Exortações e marcado , , .

Mensajes en Castellano:

Junte-se a 1.816 outros seguidores

google-site-verification: googled8bd3413ab582730.html

  • 144,580 Visitas

Nossas Páginas

%d blogueiros gostam disto: