Evangelho do Reino de Jesus Cristo

"E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim." Mt 24:14

A Páscoa é Jesus Cristo

pascoa

>>>Disse Jesus aos seus discípulos:

“São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na Lei de Moisés, e nos Profetas, e nos Salmos. Então, abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras.” (Lc 24:44)

>>>Esta passagem mostra os apóstolos  tendo entendimento da Palavra de Deus  só depois que Jesus lhes mostra a chave para compreensão dos seus mistérios:  era Dele mesmo que as Escrituras diziam e testificavam.

>>>Quando lemos as Escrituras não simplesmente como letras escritas mas como palavra viva de Deus,  onde está contida sua justiça e sua verdade,  então passamos a ver “sua face” refletida em cada versículo, como uma pessoa mesmo. Vemos o seu rosto manifesto Naquele por quem tudo foi criado e estabelecido e, em quem, Deus se fez conhecido: em seu filho Jesus Cristo.

“…do Filho do seu amor; 14 Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados; 15 O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; 16 Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. 17 E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. 18 E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência. 19 Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse, 20 E que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus.” (Colossenses 1:13)

>>>Tudo testifica Dele, “porque dele, por ele e para ele são todas as coisas” (Rm 11:36). De Gênesis à Apocalipse e de todo o universo material criado à todas as dimensões espirituais, tudo, dá testemunho Dele. Porque é em Jesus, que Deus manifestou à toda criação a expressa pessoa do seu Ser.

___________________________________________

Êxodo 12

>>

>>>Com a passagem da Páscoa que foi ordenada por Deus à Moisés não é diferente . Ela também pré-anuncia o sacrifício e o amor de Jesus Cristo por nós, mesmo muitos séculos antes da sua vinda em carne ao mundo.

>>>Através do  corpo do verdadeiro cordeiro imolado, toda a páscoa de Êxodo 12 mostra a Salvação de Deus :

>>

12:1          E falou o SENHOR a Moisés e a Arão na terra do Egito, dizendo:

2          Este mesmo mês vos será o princípio dos meses; este vos será o primeiro dos meses do ano.

3          Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Aos dez deste mês tome cada um para si um cordeiro, segundo as casas dos pais, um cordeiro para cada família.

4          Mas se a família for pequena para um cordeiro, então tome um só com seu vizinho perto de sua casa, conforme o número das almas; cada um conforme ao seu comer, fareis a conta conforme ao cordeiro.

(…click aqui para ler a continuação de Êxodo 12)

>>>Tão importante é o significado da páscoa que, de princípio, para estabelecer a festa pascal, Deus rompe com o marco tradicional de tempo  do seu povo, e determina que o ano passe a iniciar no mês da comemoração da páscoa. Páscoa que significa “passagem”, do hebraico Pessach.

>>>Ele estabelece o ritual da páscoa para simbolizar  a passagem do povo escolhido da condição de escravidão (pois nesta época o povo de Israel era escravo na terra do Egito) para a condição de liberdade.

>>>Porém, essa libertação  na terra do Egito, mesmo com todos aqueles grandiosos sinais das dez pragas, culminando na passagem do anjo destruidor, representaria ainda sim somente uma alegoria da verdadeira libertação que Deus viria a cumprir em Jesus Cristo.  (Hebreus 9)

>>>Depois da vinda de Jesus, desde sua crucificação e ressurreição até o dia de hoje, a liberdade que Deus oferece para o seu povo já não é mais, apenas, uma liberdade de trabalhos forçados neste nosso frágil corpo de carne, como aconteceu no Egito.

Mas agora ,em Cristo, temos a liberdade eterna das cadeias que existiam em nossas almas, as correntes de nossos sofrimentos e culpas mais profundas, do vazio do coração e da cegueira espiritual. Prisões dos nossos pecados (porque todos  pecaram), que causam inimizade entre Deus e  nós, distanciando-nos Daquele que, apesar de tanto nos amar, é Santo e Justo, não podendo justificar nossos pecados com impunidade do que é mal.

“Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”

Romanos 3:23

Por isso, dando seu próprio Filho Unigênito em sacrifício para pagamento da nossa dívida,  pode por justiça dessa dívida paga no corpo de Jesus Cristo, nos lavar e nos pôr em plena liberdade do pecado, junto Dele para sempre.

Como o Senhor disse no início do seu ministério:

“O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração, 19 A pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do Senhor.” Lucas 4:18

>>>E, se grandiosa foi a libertação e os sinais com aquele povo de Israel, que ceiaram com carne de animais, quanto maior não é  hoje a nossa liberdade? Nós que ceiamos com Jesus Cristo,  que tomamos do seu sangue e comemos do seu corpo, símboloizados no pão e no vinho da ceia Dele, do Cordeiro que tira o pecado do mundo.

ALGEMAS

Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.”

Jo 8:36

>>>Insondável é a liberdade no Espírito de Deus, dada à todo aquele que abre o coração para Jesus Cristo. Maravilhosa é esta justiça de Deus oferecida gratuitamente à nós,  pelá fé em seu Filho, executada na sua própria carne, simplesmente por nos amar!

“Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós.” I Co 5:7 b

“ … sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que, por tradição, recebestes dos vossos pais, 19 mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado, 20 o qual, na verdade, em outro tempo, foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado, nestes últimos tempos, por amor de vós; 21 e por ele credes em Deus, que o ressuscitou dos mortos e lhe deu glória, para que a vossa fé e esperança estivesse em Deus.”

I Pedro 1:17


>>>Assim, quando se diz:.Assim

.2          Este mesmo mês vos será o princípio dos meses; este vos será o primeiro dos meses do ano.

>>>Vemos a páscoa abrindo passagem, espiritualmente, para o ano aceitável ao Senhor.  O ano da nossa Ceia com o Cordeiro, “o tempo” de Jesus Cristo conosco e de nós com Jesus Cristo, quando comemos da sua carne e tomamos do seu sangue, na nova aliança entre Deus e os homens.

“E, tomando o cálice, e dando graças, deu-lho, dizendo: Bebei dele todosPorque isto é o meu sangue; o sangue da  nova aliança, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados.” Mt 26:22

Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. Jo 6:56

>>>Jesus abre para nós e entra conosco no descanso de Deus, para estarmos com Ele para todo  o  sempre (como Sumo Sacerdote que se fez  dentro de nós, o verdadeiro Templo de Deus – dimensão do Espírito Santo nos seus filhos – aos que O confessam).

>>>De forma que por meio Dele nos tornamos templo e habitação do Grande “Eu Sou.  Sendo transformados de pó da terra, vasos de barro, em Templo da manifestação da glória de Deus.

>>>O Senhor dos senhores faz dos últimos os primeiros, primícias dentre toda sua criação, mesmo em meio a seres espirituais tão maiores que nós.

>>>Portanto, a Páscoa – “a passagem” -, que é o símbolo máximo da ceia com o Cordeiro, não foi instituída em função da passagem da destruição. A passagem do destruidor sobre a terra foi e novamente será conseqüência da separação dos filhos de Deus dos que não são. Deus não rege as coisas em função da destruição mas sim da salvação dos que Ele ama.

>

3          Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Aos dez deste mês tome cada um para si um cordeiro, segundo as casas dos pais, um cordeiro para cada família.

4          Mas se a família for pequena para um cordeiro, então tome um só com seu vizinho perto de sua casa, conforme o número das almas; cada um conforme ao seu comer, fareis a conta conforme ao cordeiro.

>>>O verdadeiro cordeiro, Jesus Cristo, é muito maior do que as necessidades de qualquer um de nós que o confessamos. Ele e seus planos para nós vão muito além do que qualquer expectativa nossa. Por isso este “tomar um só com seu vizinho”, porque seu sacrifício é “suficiente” para todos aqueles que quiserem cear com Ele.

>>>Como o Cordeiro excede toda a nossa necessidade, a ordem neste caso é para repartí-lo com o nosso vizinho, que simboliza o nosso próximo. Isso representa a necessidade da Igreja, que somos nós em Cristo, de pregar ao nosso próximo a ceia que Deus preparou aos homens: o Evangelho, presente da Salvação pela graça de Deus em Jesus Cristo.

Assim se cumpre a promessa de Deus feita a Abraão, de que “todas” as famílias da terra seriam abençoadas na sua descendência, e esta descendência é Cristo. Pois todas as famílias sobre a terra que ouvem e creêm da Sua vinda podem ser parte da família de Deus agora e para sempre.

>>>Que venhamos a cear então do corpo e do sangue do Cordeiro com todos os que forem possíveis. Porque assim como O recebemos e com Ele ceamos, sem nenhum mérito nosso  mas pela misericórdia de Deus, assim devemos também compartilhar do que ganhamos sem buscar méritos ou desméritos  no próximo e em nós mesmos.

(2ª parte, ver continuação… )

Anúncios

Sobre Alan De Zoppa Maia

Missionário e servo de Jesus Cristo

Um comentário em “A Páscoa é Jesus Cristo

  1. Ocasional
    22 de março de 2010

    Olá, gostei muito de seus artigos, gostaria de te convidar para partipar de uma rede de troca de conteúdo, para mais detalhes me adiciona no msn co_herdeiro@hotmail.com
    Abraços. Samuel

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Mensajes en Castellano:

Junte-se a 1.816 outros seguidores

google-site-verification: googled8bd3413ab582730.html

  • 144,580 Visitas

Nossas Páginas

%d blogueiros gostam disto: