Evangelho do Reino de Jesus Cristo

"E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim." Mt 24:14

Cegos de nascença, ainda somos? (rd)

0412>

.

“E, passando Jesus, viu um homem cego de nascença. E os seus >discípulos lhe perguntaram, dizendo: Mestre, quem pecou, este ou >seus pais, para que nascesse cego?

>Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim >para que se manifestem nele as obras de Deus. Convém que eu faça as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar. Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo.

Tendo dito isto, cuspiu na terra, e com a saliva fez lodo, e untou com o lodo os olhos do cego. E disse-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que significa o Enviado). Foi, pois, e lavou-se, e voltou vendo.”

(João 9:1-7)

.

_______________________________

.

>>>Nesta passagem Jesus Cristo cura um cego de nascença.

>>>Seu milagre incomoda os fariseus –  sacerdotes retentores da lei -, pois  acontece em um dia de sábado, dia que deveria ser “guardado”, ou seja,  não se podia fazer obra alguma nele, segundo a Lei de Moisés.

>>>E bem num sábado o Senhor cospe na terra, faz um lodo com sua saliva e aplica-o nos olhos do cego. E, por fim, manda lavá-los em um tanque chamado Siloé, que quer dizer “Enviado”.

Então o cego que nunca viu passa a enxergar.

.

>>>Assim, nesse maravilhoso milagre de Jesus, cumpria-se também as profecias sobre Aquele que viria,  e daria vista aos cegos, audição ao surdos e fala aos mudos. Aquele que faria paralíticos andar e mortos ressuscitar. O tão esperado Enviado de Deus que resgataria o seu povo.

Porém, mais ainda que no sentido real na carne, com Jesus Cristo, essas profecias se cumpriam também no sentido espiritual, algo bem mais além que o mesmo milagre físico realizado.

>>>As obras de Deus, os milagres físicos que Jesus operava eram, principalmente, para testificar de coisas bem mais importantes que suas realizações neste mundo. As obras eram para que viessem a crer Nele como o Enviado de Deus, como o Messias vindo. Para que, ao assim crer, recebessem então o verdadeiro milagre: a inscrição do seu nome, eternamente, no Livro da Vida.

“Àquele a quem o Pai santificou, e enviou ao mundo, vós dizeis: Blasfemas, porque disse: Sou Filho de Deus? 37 Se não faço as obras de meu Pai, não me acrediteis. 38 Mas, se as faço, e não credes em mim, crede nas obras; para que conheçais e acrediteis que o Pai está em mim e eu nele.” João 10:36

>>>Por isso, muitos dos milagres realizados pelo Filho de Deus, alegorizavam o milagre eterno, aquele que realmente importa e que nunca passará para os que dele participam:

O milagre da Salvação

.

>>>Não é em vão que o Senhor mistura terra com o seu cuspe, passa nos olhos do cego e pede que ele se lave no tanque de Siloé  (nome que significa “Enviado”).

>>>Pois não teria sentido algum para aquele que curava com apenas um “vá, tua fé te curou” ou, com um  simples toque em suas vestes, usar terra e cuspe para poder dar vista à um cego.  Nesse ato Jesus nos deixou um ensinamento espiritual muito profundo,  junto com o milagre visível que realizou ali.

>>>E é no verdadeiro sentido espiritual dos passos de Jesus aqui na terra que se encontram as maiores riquezas que Deus tem para os que O amam. Porque é direto com o coração que assim Ele fala,  e não com a incredulidade da carne que precisa ver sinais para crer Nele e se render à Ele.

.

>>>A terra seca

>>>A terra seca simboliza o que somos enquanto homens.

Somos feitos do pó da terra enquanto homens  naturais, como eu e você nascemos de nossos pais naturais.

“Como um pai tem compaixão de seus filhos, assim o Senhor tem compaixão dos que o temem; pois ele sabe do que somos formados; lembra-se de que somos pó.”

Sl  103:13

>“E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente.”

Gênesis 2:7

(*  nota no final)

Somos “secos” em nós mesmos  para Deus, porque não temos os mananciais de  águas vivas em nossa própria condição de  pecadores, ou seja, de como nascemos dos nossos pais naturalmente.

Estas águas são o Espírito de Deus, que não recebemos como herança pela nossa descendência da carne .

Da mesma forma, não podemos ver a Jesus Cristo de Nazaré  como  Deus  por essa nossa natureza terrena: em sequidão de vazio e angústia, sem a umidade, o orvalho do céu que sai da sua boca e faz o lodo que cura, a Água que restaura a verdadeira visão para que vejam quem Ele realmente é: o próprio Deus Todo-Poderoso vindo.

Somos todos “cegos de nascença” para as verdades eternas de Deus, pela forma como que  nascemos aqui, enquanto homens desta terra. Porque vemos o que é daqui, deste mundo, não o que é do céu. Porque para ver o que é do céu, tem que fazer parte do céu, pela redenção que vem na fé.

“Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus…” (João 3:3)

“Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do espírito não pode entrar no Reino de Deus. 6 O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito” (João 3:5)

Diante dessa condição, por amor Aquele que é do céu veio à terra, para fazer que os que são desta terra verem o que é do céu e, principalmente, serem do céu.  E este é Jesus Cristo, o Filho de Deus, vindo como homem.

“Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que es no céu.” (João 3:13)

Ele é o único que pode dar a verdadeira visão aos homens: a visão e a vida do Reino dos céus.

Por isso ele cospe na terra e faz um lodo.

.

O cuspe

O cuspe simboliza a umidade, o verdadeiro orvalho  do céu que banha a terra seca (nós).

Representa a água viva que sai da boca de Jesus: que é a própria  Palavra de Deus, o Verbo, Ele mesmo. Palavra que nos conduz ao “Tanque de Siloé”,  pelo arrependimento, para então sermos lavados dos nossos pecados e  enxergarmos a verdade.

“O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos disse são espírito e vida.”

(João 6:63)

.

”Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado.”

(João 15:3)

.

Sua mistura com a terra é a natureza divina e santa em nós, naquilo que era antes apenas pó, sequidão.

É   l-i-t-e-r-a-l-m-e-n-t-e ,   o Espírito Santo de Deus em nós, ao recebermos a Palavra de Deus com o coração.

“…pela sua glória e virtude; Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo.” (2 Pe 1:3b)

.

O Tanque de Siloé

No entanto, a visão do cego de nascença só é restaurada quando ele se lava no tanque de Siloé. Isso porque a Palavra de Deus revelada por Jesus Cristo à nós (seu “cuspe” em “terra  seca”), nos conduz aos mananciais de águas vivas do Espírito Santo, o verdadeiro Enviado de Deus à nós (Siloé) .

Nas águas do Tanque de Siloé,  nas águas do Espírito Santo de Deus, às quais fomos conduzidos pelo arrependimento que que veio em nosso coração quando ouvimos a Palavra; nessas águas somos lavados dos nossos pecados que nos cegam, para que então possamos enxergar a Deus e Tê-lo presente conosco em Jesus Cristo; anunciado também como Emanuel: ” Deus conosco”.

“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.”

João 14:16-17

.

São as águas vivas que nos lavam dos nossos pecados, sejam quais forem.

Nos lavar nestas águas significa que, quando tocados por Deus pela sua Palavra (“… se Hoje ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações.” Hebreus 4:7, Sl 95:7)…

…se lhe dermos atenção e nos arrependermos de tudo o que é do pó, ou seja, de tudo o que pecamos sobre este mundo cruel e corrupto, afastados de Deus; se assim verdadeiramente ouvirmos e fazermos

,então,

Ele, Jesus Cristo, virá à nós, nos purificará e fará em nós morada, fará em nós mananciais de águas vivas que nos trará Sua paz, e nos restaurará a visão para as coisas eternas, para  o caminho da vida Eterna.

.

agua-10

.

.

> > >Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba. 38 Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre. 39 E isto disse ele do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado.”

(João 7:37)

.

>>>“Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte d’água que salte para a vida eterna

(João 4:14)

.

Que a Paz do nosso Senhor Jesus, o nosso Rio de águas vivas, possa estar para sempre sobre todos os filhos de Deus. E quanto aqueles que hoje ouviram a Sua Voz, peço a Deus para que possam ter essa mesma fonte em seus corações, ao crerem e confessarem Jesus Cristo como seu único Senhor e Salvador, para que assim possam  juntos compartilhar desse maravilhoso presente de Deus para nós: Ele nas nossas vidas, Pessoalmente, para sempre: refrigério e paz aos nossos corações.

Amém.

Alan.

___________________________________________________

Nota:

* Porém : “Assim também está escrito: O primeiro homem, Adão, tornou-se alma vivente; o último Adão, espírito vivificante.” 1 Coríntios 15:45

[Em Jesus Cristo, O “Último Adão” (porque foi o único homem que, como Adão,  nasceu direto de Deus), o homem tem a chance de não ser mais o sopro no pó da terra, que se esvai, que termina– alma vivente -; mas sim espírito vivificante, espírito que contém a Vida Eterna em si, Deus em nós]

Por Alan Z Maia – almzm@hotmail.com

[voltar a página principal]

Anúncios

Sobre Alan De Zoppa Maia

Missionário e servo de Jesus Cristo

Um comentário em “Cegos de nascença, ainda somos? (rd)

  1. fernanda
    5 de julho de 2010

    ótima mensagem
    quando entrei para o grupo de obreiros fizemos um curso de estudos biblicos, onde achei uma frase bem interessante:
    “Deus deseja nos usar como vasos de honra, mas terra sem água não pode ser barro, e se não for barro não pode ser moldado a vaso”
    Deus te abençoe
    fernanda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Mensajes en Castellano:

Junte-se a 1.783 outros seguidores

google-site-verification: googled8bd3413ab582730.html

  • 134,014 Visitas

Nossas Páginas

%d blogueiros gostam disto: